Skip to content

Motivação intrínseca e motivação extrínseca

Maio 31, 2011

Motivação pode ser definida como a força ou conjunto de forças interiores que orientam o comportamento do sujeito para alcançar um determinado objectivo.

São as necessidades, estímulos, interesses, expectativas que nos fazem sentir motivados para uma determinada acção. Podemos assim referir-nos a dois tipos de motivação: a intrínseca e a extrínseca.

A motivação intrínseca, também chamada de motivação pessoal ou inconsciente, é a motivação que vem do prazer que alguém obtém da tarefa em si, da satisfação resultante de completar uma tarefa ou simplesmente de trabalhar nessa mesma tarefa.

Por outro lado, a motivação extrínseca, também conhecida por motivação ambiental ou consciente, são os factores motivacionais externos, traduzidos em recompensas como dinheiro ou notas (no caso do ensino). Estas recompensas proporcionam a satisfação ou o prazer que a tarefa em si não proporciona.

No que diz respeito ao comportamento do indivíduo, é difícil distinguir um tipo de motivação do outro, residindo a diferença essencialmente no motivo que leva a pessoa a agir.

Do ponto de vista do processo de ensino-aprendizagem, ambas as motivações são importantes, sendo a motivação intrínseca é primordial porque dela dependerá o processo de aprendizagem, na medida em que o aluno precisa estar motivado para aprender, embora nem sempre o motivo seja o processo de aprendizagem em si mesmo. Por outro lado, devem ser concebidas estratégias que despertem o interesse dos alunos e ser consideradas, em determinados contextos, recompensas para estimular a motivação extrínseca.

Sobre este aspecto, o artigo de Jim Moshinskie “How To Keep e-Learners FromEscaping”, apresenta várias estratégias de motivação extrínseca para aplicação antes, durante e após a realização de cursos online, por parte de quem os desenvolve.

Moshinskie conclui que os designers pedagógicos, essencialmente precisam entender como os seus alunos aprendem melhor (metacognição) e consequentemente fornecer um ambiente complementar externo que interaja com as necessidades específicas de forma positiva, de forma despertar esse interesse.

http://www.certpointsystems.com/our-company/media-highlights/doc_download/27-how-to-keep-e-learners-from-escaping.html

About these ads
Deixe um comentário

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: